Viver
Conan Osíris e a liberdade para criar
O rapaz que adora bolos ao vivo em Leiria no Festival A Porta
Quase todos os que ouvem Conan Osíris são impelidos a questionar de onde vem esta música sem fronteiras que é ao mesmo tempo estranha e compreensível, de onde vem este músico surpreendente a quem já chamam extraterrestre e rapaz do futuro e a quem já comparam com António Variações. Mas a pergunta mais difícil é sobre o destino de Tiago Miranda, 29 anos, a nova sensação do espectro sonoro em Portugal. Para onde vai? E quando voltaremos a ver em Leiria outro astro tão brilhante numa fase tão precoce da viagem?
Conan Osíris actua dia 23 de Junho no Centro Cívico, pelas 18 horas, no contexto do festival A Porta para apresentar o álbum Adoro bolos. A música que escreve, ele próprio explica de onde vem: "Acredito que há uma área na tua mente que é como se fosse uma paragem de comboios, estás a ver? Às vezes param lá carruagens e composições que têm alguma cena para te transmitir. Se tu estás lá e recebes aquilo e guardas, consegues desenvolver. Quando não guardas, nunca mais vais conseguir ter outra vez". Conan Osíris, primeira lição. Da teoria à prática, um exemplo: Some, canção extraída com recurso a uma curta deslocação entre o lava-louça e o Whatsapp. "Aquela melodia estava dentro da minha cabeça, ao mesmo tempo, em simultâneo, com a letra. Foi só compor a base e depois gravar no telefone a letra". Inspiração e espontaneidade, pensamento e organização. Dois momentos para o mesmo objectivo. Conan Osíris, lição dois. “Na parte da composição tu estás consciente, no momento de produzir nota a nota. Basicamente, as ideias são voláteis, cabe-te a ti construir de forma a chegar ao mais parecido possível com o que estava dentro da tua cabeça. E isso requer técnica, tempo e sorte, às vezes”.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.