Saúde
Comissão de Utentes da USF Santiago convida a “Conviver com o cancro”
O aumento do cancro é uma tendência, assim como a diminuição da sua mortalidade, graças à rápida evolução dos tratamentos oncológicos, que são mais eficazes

Conviver com o Cancro é o tema que a Comissão de Utentes da Unidade de Saúde Familiar Santiago, em Leiria, vai abordar esta sexta-feira, numa palestra com André Ferreira, director do serviço de Oncologia do Hospital de Santo André, no auditório da Nerlei, em Leiria, a partir das 18 horas.
Difícil de pronunciar por muitas pessoas, a palavra cancro é soletrada a medo por muitos, que receio que só por a nomear a doença possa surgir em qualquer familiar ou pessoa amiga.
Mas, para prevenir é preciso conhecer e esse é um dos propósitos deste encontro, onde André Ferreira ajudará a desmistificar e a esclarecer mitos e verdades sobre a doença.
O aumento do cancro é uma tendência, assim como a diminuição da sua mortalidade, graças à rápida evolução dos tratamentos oncológicos, que são mais eficazes, mas também à prevenção e deteção precoce, que aumentam a taxa de sucesso na luta contra esta doença, uma realidade cada vez mais evidente.
A doença existe e se há factores de risco que não são possíveis de controlar, a verdade é que parte dos tumores podem ser evitados ou retardados com uma vida saudável. A prevenção passa também pela alteração dos hábitos de vida.
Conviver com o Cancro é mais um passo na luta por uma causa que, infelizmente, toca a muitas famílias e que coloca as pessoas e a sua qualidade de vida como prioridade, uma causa para a qual é importante que todos nos mobilizemos.
Para diminuir o impacto que as doenças oncológicas têm nos doentes, nas suas famílias e nos seus amigos é importante disponibilizar informação e esclarecimento à população, sensibilizando os utentes para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro.
Os estilos de vida e factores de risco são modificáveis e vale a pena o esforço para os corrigir de uma forma activa e empenhada, passando a cuidar melhor da nossa saúde.
É importante que cada cidadão compreenda a necessidade de fazer alguma coisa por si e pelos outros. Quando se recomenda que cada um deve cuidar da sua saúde, mais não se está a fazer do que facilitar e estimular mudanças para opções mais saudáveis.
Como alguém disse, o cancro é apenas uma palavra, não é uma sentença. E porque a vida é demasiado valiosa para ser desperdiçada, não devemos perder a oportunidade de nos corrigirmos para vivermos melhor.
Por isso, apareça para conhecer mais sobre a doença, como preveni-la e os principais fatores de risco. A saúde de cada um começa em si próprio.