Sociedade
Centro hospitalar é referência no tratamento de alguns cancros
Reconhecido cumprimento de diversos critérios.
O Ministério da Saúde acaba de reconhecer o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) como centro de referência no tratamento dos cancros do recto, fígado, vesícula e pâncreas. Uma distinção feita por recomendação da Comissão Nacional para os Centros de Referência, que implica o cumprimento de uma série de critérios, como a formação e experiência dos profissionais, o volume de casos, a tecnologia para diagnóstico e tratamento e o sucesso das intervenções cirúrgicas.
Em comunicado, o CHL explica que, ao ser considerado Centro de Referência para a Área de Oncologia de Adultos – Centro Hepatobilio-Pancreático e Recto, a instituição vê reconhecida a sua “diferenciação, experiência e capacidade técnica e tecnológica” nestas áreas. Para Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, trata-se de uma distinção “justa devido ao investimento” feito nos últimos anos na “melhoria contínua, de um modo geral já reconhecida pela Joint Commission International”, e aos “resultados qualitativos” alcançados nestas áreas oncológicas em concreto.
Por seu lado, Miguel Coelho dos Santos, director do Serviço de Cirurgia II, explica que, desde 2013, “existem grupos de dedicação a patologias específicas, com sinergias entre os dois serviços de cirurgia” (I e II). Além da formação específica de profissionais, foi também feito investimento na melhoria dos “meios e condições tecnológicas”, de forma a responder à “diferenciação” dos serviços e à “complexidade das situações clínicas a tratar”, acrescenta aquele médico.