Sociedade

Centro de saúde de Fátima muda-se para 30 contentores

9 ago 2024 15:00

A mudança deverá prolongar-se durante um ano, enquanto decorrem as obras de requalificação do edifício, com início previsto para Setembro ou Outubro

centro-de-saude-de-fatima-muda-se-para-30-contentores
Centro de saúde de Fátima vai entrar em obras
DR

Os serviços do centro de saúde de Fátima vão funcionar, provioriamente, em contentores a instalar junto ao estádio municipal. A mudança deverá prolongar-se durante um ano, enquanto decorrem as obras de requalificação do edifício, com início previsto para Setembro ou Outubro, segundo avançou o presidente do Município de Ourém, Luís Albuquerque, na última reunião de Câmara.

Nessa sessão, o executivo aprovou a abertura de um procedimento para o aluguer de 30 contentores, pelo preço base de 135 mil euros, durante 12 meses. O autarca explicou que a escolha do local para a instalação dos contentores foi acordada com a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e teve em conta a proximidade de equipamentos municipais - o estádio -, que podem dar “algum apoio”, disponibilizando, por exemplo, espaços para reuniões.

Na mesma sessão camarária, foi também ratificado o contrato de financiamento das obras de requalificação do centro de saúde, que prevê um apoio de 1,7 milhões de euros (ME) do PRR. Como as obras foram adjudicadas por 1,4 ME, “há alguma margem para a aquisição de mobiliário ou para o aluguer dos contentores”, referiu Luís Albuquerque.

A aguardar visto do Tribunal de Contas, a empreitada contempla a requalificação e ampliação do edifício, com a criação de espaços de atendimento, vestiários, instalações sanitárias, sala de formação, bem como a correcção de várias patologias nas fachadas e criação de acessos internos e externos aos vários pisos.