Viver
Cenourém: Lobo Antunes pelo Apollo no encerramento
O grupo estreia hoje o novo espectáculo
Confissões de Última Hora é uma adaptação de seis crónicas de António Lobo Antunes e baseia-se no percurso de quatro personagens ao longo da vida. O novo espectáculo do Grupo de Teatro Apollo tem estreia marcada para este fim-de-semana, com encenação de Cátia Ribeiro e interpretação de Dora Conde, Luís Costa, José Quartau e Tatiana Pedro.
Na peça que vai a palco este sábado, 6 de Dezembro, no Teatro Municipal de Ourém, “o quotidiano ganha contornos risíveis, e cada decisão — por mais pequena que pareça — reflecte-se num espelho que devolve ao público um retrato provocador e, por vezes, desconcertante de si próprio”, de acordo com a nota divulgada pelo Apollo. “Entre amores e desamores, cansaço e solidão, o autor revela, com a sua crítica mordaz e o inconfundível humor negro, as fragilidades e contradições do ser humano”.
Com início marcado para as 21:30 horas, a apresentação promete “uma celebração do riso e da lucidez” e é “um convite à reflexão sobre o que somos, o que fingimos ser e o que deixamos por viver”, é referido no mesmo texto.
Depois de Confissões de Última Hora, o programa da 25ª edição do Cenourém encerra no domingo, dia 7, às 17 horas, também no Teatro Municipal de Ourém, com A Escola do MPP, pelo Grupo de Teatro Movimento P’ró Palco, da Associação dos Andrés. Uma comédia com encenação de Liliete Matias que se baseia nas Lições do Tonecas e retrata, com um toque de nostalgia, as “trapalhadas e peripécias” de um grupo de alunos rebeldes “à moda antiga”, num típico dia de aulas da velha escola primária.
Entre Setembro e Dezembro de 2025, o festival Cenourém mobilizou oito grupos de teatro amador.