Sociedade

Campanha 54'' pelo olhar de Mara Mureș

26 nov 2020 15:59

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, são apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas

Clique em cima na imagem para ver o vídeo

A artista plástica Mara Mureș dá forma ao vídeo de hoje do projecto 54'' - cinquenta e quatro minutos.

A iniciativa 54'' parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

“O 54'' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.

Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

Durante todos os 54 dias de duração da campanha, são apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.

Mara Mureș nasceu em Leiria, em 1996.

É licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), tendo frequentado a Jan Matejko Academy of Fine Arts em Cracóvia (Polónia) no âmbito do programa Erasmus.
 
Colaborou com a designer Teresa Mineiro, na decoração de La Palma Hostel e Atlas Hostel (em Leiria), Quinta de Sá (em Oliveira do Douro) e Supernova Hostel (no Porto).
 
É autora das ilustrações do vídeo Good Morning Days, dos First Breath After Coma.
 
Participou em exposições colectivas e realizou oficinas de desenho e ilustração.
 
Cidadã do Mundo, utiliza o desenho e a aguarela para eternizar nos seus diários gráficos o que os olhos veem e a alma sente.
 
Mulher-menina da terra que a viu nascer e crescer, é nas raízes do berço Mãe-Natureza que reinventa novos caminhos para os seus trabalhos e criações, estando actualmente a desenvolver uma colecção de aguarelas e óleos a partir de pigmentos naturais que extrai de rochas e barros dos diversas locais que visita.