Sociedade
Cafetaria e alojamento do Explore Sicó em concurso
Espaço será ponto de divulgação e valorização do património natural, cultural e histórico

O Município de Pombal lançou, na sua última reunião, um procedimento que visa a concessão da exploração das instalações de cafetaria e de esplanada do Explore Sicó, centro de interpretação da Serra de Sicó.
O concurso público tem ainda como finalidade a entrega a um concessionário de um alojamento, constituído por quatro camaratas e três quartos individuais.
A vereadora Gina Domingues (PSD), responsável pelo pelouro do Turismo e Lazer, explicou aos vereadores da oposição (PS) que a equipa do executivo avaliou o processo e elegeu uma solução para a exploração das infra-estruturas de restauração e hotelaria que passam pela concessão a um operador privado dos dois espaços.
A principal função do Explore Sicó é a de servir como um ponto de divulgação e valorização do património natural, cultural e histórico da Serra de Sicó e do território envolvente.
Lançado pelo Município de Pombal em 2007 e com um custo que, segundo a oposição, será já de cerca de 5,7 milhões de euros, a criação do inicialmente denominado Centro de Interpretação e Museu da Serra de Sicó, tem sido marcada por polémica.
“É uma herança pesada de um executivo anterior. O dinheiro teria sido mais bem aplicado noutras necessidades da serra, como o saneamento básico”, afirmou, recentemente, o vereador socialista Luís Simões.
A inauguração do equipamento, situado na aldeia de Poios, na Redinha, esteve marcada para 2024, mas a autarquia prevê agora a segunda metade deste ano.