Sociedade
Branca Matos (CDS-PP) aponta despoluição do Lis como “compromisso absoluto” e promete vales de saúde
Candidata acusa o município de estar “praticamente ausente” na criação respostas na área da habitação
A candidata do CDS-PP à presidência da Câmara de Leiria, Branca Matos, diz que a despoluição do rio Lis é um “compromisso absoluto” e promete vales de saúde em parceria com entidades privadas.
“A nossa candidatura assume despoluir o rio Lis e a ribeira dos Milagres como um compromisso absoluto”, afirmou Branca Matos, na apresentação dos candidatos e das prioridades do programa eleitoral, em Leiria.
Referindo a necessidade de acabar “com um crime ambiental com décadas” na ribeira dos Milagres, a cabeça-de-lista salientou que, “durante anos, descargas ilegais, falta de fiscalização e inacção política deixaram marcas profundas na paisagem, na saúde pública e na auto-estima desta população”.
Quanto à habitação, a candidata, vereadora na Câmara de Leiria (independente eleita pelo PSD, partido do qual se desfiliou em Junho), sustentou que o município “tem estado praticamente ausente neste campo”, questionando quantas construções a custos controlados “foram feitas ou adquiridas pelo actual executivo que possam ajudar a população”.
No âmbito da saúde, Branca Matos defendeu “a reabertura das extensões de saúde nas freguesias carenciadas” e preconizou a criação de um gabinete municipal de saúde pública focada na prevenção e na acção comunitária.
A cabeça-de-lista, de 48 anos, licenciada em Ciências da Educação, assegurou também o lançamento de “um modelo de ‘vouchers’ de saúde em parceria com as entidades privadas” que existem no concelho.
No âmbito da mobilidade, a candidata centrista realçou ser “urgente criar estacionamentos” e “eliminar as portagens nas variantes, principalmente da Batalha”. Os passeios prometidos e ciclovias nas freguesias têm de ser feitos”, observou ainda.
Quanto à segurança, no programa do CDS-PP consta, por exemplo, o reforço de “patrulhas a pé, em bicicleta, vigilâncias a bairros” e protocolos com o Ministério da Administração Interna, para aumentar o efectivo policial.
“A segurança dos cidadãos também passa por uma gestão de território que previna os riscos naturais”, pelo que é “urgente investir na limpeza das matas, no ordenamento florestal e sistemas de alerta precoce”, prosseguiu a candidata, que quer uma Protecção Civil “equipada e próxima da população”.
Outra prioridade da candidatura prende-se com o apoio ao comércio local, indústria e educação. No primeiro caso, a candidatura aposta em “programas de incentivo ao consumo local, redes de promoção de mercados e feiras, e simplificar os processos para quem quer empreender”.
Já no âmbito da educação, o programa do CDS-PP propõe, por exemplo, “equipas de apoio municipal por agrupamentos, psicólogos, apoio escolar, combate ao insucesso e promoção da inclusão”.
“Acreditamos num município com menos burocracia e mais cação, com menos discursos e mais resultados, que saiba investir onde é preciso com responsabilidade e com coragem”, disse a candidata, assumindo que o desafio é grande, mas a candidatura quer fazer história.
Presente na apresentação da candidatura, o secretário-geral do CDS-PP, Pedro Morais Soares, destacou a “forte e mobilizadora” candidatura de Leiria, antecipando “um grande resultado no próximo dia 12 de Outubro”.
Referindo que o partido tem “forte vocação autárquica”, actualmente com 1.752 autarcas, Pedro Morais Soares adiantou que o objectivo é aumentar.
Em Leiria, o CDS-PP concorre ainda à Assembleia Municipal e a 14 assembleias de freguesia.