Viver

Beijos Suspensos. Projecto internacional chega à livraria Arquivo e mobiliza artistas de Leiria

15 jul 2024 10:30

No próximo sábado, 20 de Julho, serão leiloadas as novas obras produzidas durante o workshop Baci Sospesi, com as receitas a reverterem a favor de instituições designadas pela Rede Europeia Anti-Pobreza - Núcleo de Leiria (EAPN)

beijos-suspensos-projecto-internacional-chega-a-livraria-arquivo-e-mobiliza-artistas-de-leiria
Uma das instalações já inauguradas, em Itália
DR

Cátia Ribeiro (actriz e escritora), Elsa Arrais (fotógrafa), Maraia (ilustradora), Mia Ervilha (ilustradora), Patrícia Martins (escritora, pesquisadora), Sílvia Bernardino (fotógrafa, arquitecta), Rita Rosa (actriz, escritora), Rute Violante (fotógrafa) e Sandrine Cordeiro (artista) são as artistas portuguesas que participam no primeiro workshop Baci Sospesi, que vai decorrer na livraria Arquivo, em Leiria.

O workshop conta com direcção artística da italiana Bárbara Sbrocca, do português Paulo Kellerman (de Leiria) e da italiana, mas residente na Alemanha, Lorena Terzi.

As nove artistas seleccionadas, todas com ligação a Leiria, vão criar obras inspiradas nos valores e experiências do projecto internacional Baci Sospesi.

No sábado, 20 de Julho, as obras serão leiloadas, com as receitas a reverterem a favor de instituições designadas pela Rede Europeia Anti-Pobreza - Núcleo de Leiria.

Baci Sospesi (Beijos Suspensos) “combina instalações interactivas específicas para cada local onde decorre” e “destaca a necessidade humana compartilhada de intimidade e confiança”, além de amplificar “a importância de reconhecer semelhanças, apesar das diferenças culturais, sociais ou de género”, é referido numa nota de divulgação. Até agora, o projecto produziu duas instalações, caracterizadas por formas icónicas vermelhas chamadas baci (beijos), que permitem aos transeuntes deixarem mensagens escritas para estranhos, com o objectivo de promover “um senso de humanidade compartilhada e conexão”.

Ainda no contexto do projecto Baci Sospesi, foram produzidos 35 retratos de áudio em italiano, inglês e espanhol, disponíveis em www.sbrocca.com/baci-sospesi. “São relatos de amor e separação, compartilhados por pessoas de diferentes culturas e origens”.

A actividade Baci Sospesi em Leiria é uma iniciativa da livraria Arquivo e da Hirundo, Associação para o Pensamento Crítico, Cultura e Desenvolvimento, em colaboração com a artista italiana Barbara Sbrocca.

O projecto é apoiado pelo programa da União Europeia Culture Moves Europe e pelo Goethe Institute.