Sociedade

Autarca de Fátima preocupado com insegurança após crime na via pública

3 jun 2024 15:04

Na madrugada de domingo, uma rixa, envolvendo cerca de 30 pessoas, provocou uma morte e quatro feridos, três com gravidade

autarca-de-fatima-preocupado-com-inseguranca-apos-crime-na-via-publica
Presidente da junta preocupado com "confilto de gangues"
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, expressou hoje preocupação com a insegurança, na sequência da morte de um imigrante na madrugada de domingo após uma discussão na via pública.

“Eu sinto-me preocupado. Somos uma cidade turística, os turistas [que] vêm a Fátima e os peregrinos [que] vêm Fátima gostam de sossego, sentem-se aqui bem”, afirmou à agência Lusa Humberto Silva, manifestando aflição com “estas perturbações, estes conflitos entre gangues, entre grupos de migrantes”.

O presidente da Junta adiantou existirem vídeos nos quais é possível ver “em plena rua” pessoas “a passarem no meio das esplanadas”. Num dos dois vídeos a que a Lusa teve acesso, alegadamente relativos aos incidentes na madrugada de domingo, vê-se cerca de 30 pessoas a correrem na rua Jacinta Marto, algumas das quais munidas de paus.

“Estou preocupado com esta situação. Começamos a ser a cidade dos tumultos”, reiterou o autarca. Humberto Silva adiantou que já ocorreram outros episódios, “mas não com esta gravidade”, situações já abordadas com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia Judiciária (PJ).

Para o autarca, as condições em que vivem os imigrantes podem potenciar conflitos. “Viverem 30 pessoas numa casa com capacidade para cinco ou seis, já se sabe como é que é”, referiu Humberto Silva.

Uma pessoa morreu esfaqueada e quatro ficaram feridas na madrugada de domingo em Fátima, após uma discussão na via pública entre um grupo de pessoas, disseram ao JORNAL DE LEIRIA fontes da Protecção Civil e da GNR.

Segundo explicou o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Fátima, André Maurício, pelas 01:13 horas, um "aglomerado de pessoas envolveu-se numa discussão quase em frente ao quartel", que fica a poucos metros do posto da GNR de Fátima.

"Quando nos apercebemos de que havia uma vítima no chão, deslocámo-nos ao local e acionámos os meios da ocorrência", acrescentou, explicando que a vítima apresentava ferimentos de arma branca.

Uns metros à frente a discussão provocou ainda mais três feridos graves, transportados para o Hospital de Santo André, em Leiria, e um ferido ligeiro, que recusou transporte, revelou ainda André Maurício.

O óbito da vítima mortal, com 25 anos, foi confirmado no local, tendo o corpo sido transportado para o Gabinete de Medicina Legal de Tomar.

A PJ está a investigar o crime.