DEPRESSÃO KRISTIN
Atletas arregaçam as mangas para limpar o Centro Nacional de Lançamentos
O complexo desportivo ficou coberto de lama e dezenas de pessoas iniciaram hoje a sua limpeza
Dezenas de voluntários estiveram hoje no Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria, numa acção de limpeza promovida pela Juventude Vidigalense (JV), com o objectivo de recuperar aquele espaço, danificado com as inundações e a tempestade Kristin.
Tudo esteve debaixo de água durante vários dias e só agora, volvidas quase três semanas do embate da Kristin, foi possível começar com os trabalhos de limpeza.
Munidos de pás, vassouras, botas de borracha e boa disposição, dezenas de pessoas ligadas ao clube dedicaram-se, principalmente, à remoção da lama que se acumulou em todo o espaço e ao corte das árvores caídas.
“A inutilização do espaço, neste momento, é completa”, constatou Nuno Cordeiro, presidente da JV, enquanto se desdobrava em trabalhos também a apoiar a limpeza.
Dentro do edifício adjacente à estrutura, é possível perceber a dimensão dos estragos: as máquinas do ginásio e outros equipamentos desportivos ficaram estragados, tal foi a subida da água, que chegou a um metro de altura.
Prevendo a inundação, a JV ainda tentou prevenir e colocou muito do material em prateleiras altas. “Foi insuficiente”, lamenta, antevendo “milhares de euros” de prejuízo.
“O clube tem um inventário próprio. Já fizemos a picagem através desse inventário e não temos nenhuma das rubricas que não esteja sinalizada como alvo de intervenção. Até as próprias carrinhas foram afectadas. O objectivo é tentar perceber o que é recuperável e o que é apenas de manutenção. Os danos irrecuperáveis são uma parcela muito significativa, se não a maior que temos para resolver”, admite o dirigente.
Após a limpeza total do CNL, seguir-se-á um trabalho mais técnico, para recuperar as estruturas essenciais às disciplinas do atletismo, que terá o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e da Federação Portuguesa de Atletismo.