Sociedade

Associação Terras de Sicó reforça valorização dos produtos do território para 2026

24 dez 2025 15:00

Aprovado orçamento de 1,2 milhões de euros para 2025

associacao-terras-de-sico-reforca-valorizacao-dos-produtos-do-territorio-para-2026

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento prevê contribuir para a qualificação do sector, mediante “um olhar para a agricultura familiar, a agroecologia, os sistemas alimentares e os modos de produção biológica”, tendo em conta o apoio à produção e aos pequenos produtores. Para 2026, a entidade aposta na valorização de um “circuito curto de comercialização dos produtos ‘Sicó’ – referência na origem e matriz territorial – que chegue ao consumidor final” e qualificar “novos produtos endógenos”, refere uma nota de imprensa.

 Na última Assembleia Geral, realizada em Ansião, a Terras de Sicó aprovou o seu Plano de Actividades e Orçamento para 2026 no valor de 1,2 milhão de euros (ME), que propõe cinco objectivos estratégicos que “permitirão consolidar as tarefas herdadas do passado histórico enquanto Associação de Desenvolvimento Local, mas também projectar novos horizontes e novas propostas a favor do território de intervenção e suas populações”.

A associação anunciou que as opções para o próximo ano vão dar continuidade aos projectos em curso, que garantem o “desafio alinhado numa agora consolidada dimensão de intervenção técnica e política na gestão territorial”.

Acreditada para a gestão do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) 2030 no território de intervenção, a associação considera “fundamental cumprir os objectivos definidos” e “atingir as metas propostas”.

A Associação, que integra os municípios de Alvaiázere, Ansião e Pombal, no distrito de Leiria, e de Soure, Condeixa-a-Nova e Penela, no distrito de Coimbra, em torno do maciço da Serra de Sicó, pretende ainda apoiar as organizações de produtores ao nível dos apoios financeiros disponíveis para o sector.

A associação quer reforçar a competitividade e a cooperação territorial, apostando no apoio a projectos e iniciativas na bioeconomia e economia circular em investimentos em diversificação, comércio e serviços associados.

Como  outramedida para 2026, a Terras de Sicó tem como objectivo consolidar a cooperação interterritorial e transnacional com reforço de novas parcerias.

"Será crucial o reforço de apoio financeiro à conservação e valorização do património rural, centrada nos três projetos do Lab Sicó (paisagem protegida, arte de construção dos muros de pedra seca e rede de aldeias do calcário), mas também no apoio ao associativismo e suas manifestações culturais”, acrescenta a nota de imprensa da Associação.

Face às sucessivas solicitações de apoio técnico e financeiro das organizações da fileira dos produtos agro ‘Sicó’, a Terras de Sicó vai propor a assinatura de protocolos e cooperação institucional com as confrarias do território.

Entre as actividades está a participação em várias feiras e eventos gastronómicos.