Viver

Ana Lousada e Carlos Neto: “A cerâmica é uma viagem interminável”

26 set 2024 09:00

Na livraria Arquivo, oportunidade para espreitar 30 anos de carreira dos fundadores da Casa da Olaria, através de uma exposição retrospectiva que inclui legumes com pernas e revoluções à solta na serra de Aire

ana-lousada-e-carlos-neto-a-ceramica-e-uma-viagem-interminavel
A dupla de ceramistas no estúdio localizado em Alcaria, Porto de Mós
Ricardo Graça

Duas exposições inauguradas em Setembro devolvem o trabalho de Ana Lousada e Carlos Neto ao encontro com o público: em Caldas da Rainha, com Xohan Viqueira Perez e Ana Sobral, no contexto do 51.º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica, já encerrado, e, em Leiria, a retrospectiva de 30 anos de carreira, patente até ao final do mês.

Abrandar reúne na mezzanine da livraria Arquivo algumas obras inéditas e outras desenvolvidas em diferentes períodos das últimas décadas na Casa da Olaria, o estúdio e residência que a dupla mantém no concelho de Porto de Mós, inscrito na paisagem da serra de Aire e em pleno parque natural.

A existência independente e divergente de Ana Lousada e Carlos Neto produz colecções como “A revolta dos legumes – pernas para que te quero”, representada na Arquivo. Legumes com pernas para levarem às ruas a revolução que os humanos não concretizam porque, segundo os autores, há “falta de tomates” e “nabos a mais”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ