Sociedade

Alunos desafiados a 'agir' junto de quem mais precisa

7 abr 2016 00:00

Projecto da Fundação EDP promove educação para a cidadania

alunos-desafiados-a-agir-junto-de-quem-mais-precisa-3637

Aprender a agir. É com o propósito de levar os alunos a 'agir' e sensibilizá-los para a solidariedade, ajuda e respeito pelo outro que a Escola Básica, 2,3 José Saraiva (EBJS), em Leiria, aderiu ao projecto Escolas Solidárias Fundação EDP. Nesta escola, foram três as turmas do 9.º ano que se envolveram nesta acção e já tornaram melhor a vida de dezenas de pessoas.

As equipas Crescer com Laços (9.º A e 9.º E) e Corações Unidos (9.º B) têm organizado várias actividades com o objectivo de erradicar a pobreza e a fome, garantir mais educação e melhor saúde, cuidar das comunidades mais vulneráveis e apoiar o desenvolvimento humano noutras regiões do mundo.

“Os Corações Unidos surgiram por iniciativa dos alunos, que se preocuparam em recolher bens para os refugiados acolhidos em Penela”, explica Goreti Custódio, coordenadora do projecto Crescer com Laços e que também integra os Corações Unidos.

Os alunos contactaram o Centro de instalação de refugiados de Penela - Residência Paz Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo e fizeram o levantamento das necessidades dos migrantes. Roupa, brinquedos, material didáctico foram alguns dos bens entregues aos 20 refugiados. Goreti Custódio revela que o projecto Crescer com Laços já existia na EBJS e foi readaptado para integrar o Escolas Solidárias.

Em colaboração com a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Coração sem Fronteiras, os estudantes têm apoiado famílias carenciadas na zona de Leiria, num total de cerca de 100 pessoas e, em particular, seis famílias da EBJS. Este apoio provém de acções, tais como caminhadas solidárias, lanches e campanhas diversificadas. As professoras dinamizadoras salientam o “envolvimento da comunidade escolar como um factor importante no sucesso da angariação de fundos”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo