Economia
Acordo de tarifas com EUA é “sinal de tempos estranhos”
O acordo entre a UE e EUA que impõe uma taxa de 15% nos artigos europeus é criticado por asfixiar a economia numa época de globalização e quando se julgava que os mercados liberais dominavam

O acordo de tarifas entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos(EUA) está a ser severamente criticado, embora haja o reconhecimento que, para já, o documento evita uma guerra comercial e pode trazer alguma previsibilidade.
As tarifas impostas e as exigências injustificadas à UE são vistas como prejudiciais para a economia portuguesa, especialmente para os seus sectores exportadores, e para o poder de compra dos consumidores.
Lamenta-se o aumento de custos para empresas e consumidores, embora o acordo fixe as tarifas em 15% para produtos europeus vendidos nos EUA, quando Donald Trump ameaçava 30%, esta percentagem ainda é considerada elevada.
Isto significa que os produtos europeus exportados para os EUA ficarão mais caros, com uma consequente diminuição das vendas para as empresas portuguesas.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.