Viver
Aberto concurso para museus em Caldas da Rainha e Nazaré
Os concursos internacionais para selecção de novos directores foram anunciados pela Museus e Monumentos de Portugal
A duração do mandato é de três anos e a remuneração base mensal corresponde a 3.207,91 euros ilíquidos, de acordo com o aviso divulgado esta semana.
Os concursos internacionais para selecção de novos directores para nove museus em várias regiões do país decorrem desde ontem e até ao próximo dia 4 de Dezembro.
Entre as posições que a Museus e Monumentos de Portugal pretende preencher estão o lugar de director(a) do Museu José Malhoa, em Caldas da Rainha, acumulando com a direcção do Museu da Cerâmica (também em Caldas da Rainha) e do Museu Etnográfico e Etnológico Dr. Joaquim Manso (na Nazaré) até que seja concluída a transição destes para a tutela dos municípios.
Primeiro edifício a ser projectado para fins museológicos em Portugal, o Museu José Malhoa apresenta colecções de pintura, escultura e cerâmica dos séculos XIX e XX e exibe o maior núcleo reunido de obras de José Malhoa.
Quanto ao Museu da Cerâmica, reúne colecções constituídas por uma síntese representativa de vários centros cerâmicos portugueses e estrangeiros, desde o século XVI aos nossos dias.
Já no Museu Dr. Joaquim Manso, as colecções organizam-se em secções de arqueologia, artes plásticas e decorativas e etnografia.