Sociedade
A romaria da sopa da pedra perdura no Casal do Ralha
Restaurante novo, hábitos antigos: aberto há cinco meses, o Arratel mantém a tradição na freguesia de Parceiros.
Pedro Domingues é o chef responsável por recolocar o Casal do Ralha no roteiro gastronómico de Leiria e arredores, com a abertura do Arratel, há cinco meses.
Para trás fica uma vida no sector da construção civil, trocada pela paixão de sempre, a cozinha, que o conhecimento obtido na Escola de Hotelaria de Coimbra ajuda a estruturar.
Restaurante novo, hábitos antigos: no número 881 da rua Manuel Vicente Marques, para os lados dos Parceiros, a especialidade continua a ser a sopa da pedra.
Arrátel, vocábulo de origem árabe, era a unidade base de peso no antigo sistema português de medidas. Neste contexto, o nome remete para a natureza da ementa que ali se propõe, a fervilhar entre o rústico e o tradicional.
Num espaço decorado com detalhes de madeira e tijolo, Pedro Domingues anda entre o fogão e a frente de sala, a construir rotinas e afectos. Promete "comida tipicamente portuguesa", assente em pratos simples, despretensiosos, sempre que possível confeccionados na hora. "Como se fosse para nós, em casa", explica.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.