Viver
10.º Festival Novos Ventos encerra nos Marrazes
Este domingo, com teatro, novo circo e fantoches
A apresentação de Oranges and Stones em Leiria pelo Ashtar Theatre, da Palestina, constitui, para a organização do Novos Ventos, “um gesto simbólico” que reforça “a missão” do festival criado pelo Leirena “enquanto espaço de escuta, diálogo e promoção da paz através da arte”.
Na última semana da edição de 2025, a programação para o público decorre no domingo, 13 de Julho, no Bairro Sá Carneiro e no Estúdio Leirena Teatro (salão da união das freguesias de Marrazes e Barosa). Inclui uma oficina de fantoches em esponja, teatro e novo circo.
Agenda: 10 horas, oficina para famílias, fantoches em esponja; 11 horas, Bittersweet, por Jessica Eschenbach; 15 horas, teatro comunitário, com a participação do Agrupamento de Escolas de Marrazes, da Amitei, da Filarmónica de São Tiago de Marrazes, do Redes na Quinta – E9G da InPulsar e de outros colectivos locais; 16:30 horas, Cream, do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo; 18 horas, Oranges and Stones, pelo Ashtar Theatre; e 21:30 horas, Pé de Laranja Lima, pela Mákina de Cena.
Todas as actividades têm entrada livre e são inclusivas.
Ao longo de um mês, o décimo Novos Ventos percorreu quatro freguesias do concelho de Leiria, com residências artísticas para profissionais, residências artísticas comunitárias e espectáculos por companhias nacionais e internacionais, totalizando aproximadamente 30 eventos.