Opinião

Vem aí o CMEP 2025!

11 mai 2025 10:37

O tão desejado arranque do CMEP 2025 dar-se-á com música deliberadamente distópica e desafiante 

Começa já esta semana, no dia 17 de Maio, o Ciclo de Música Exploratória Portuguesa 2025, certame que, pelo quinto ano consecutivo, traz a Leiria alguns dos artistas mais fascinantes das “outras músicas” que se vão fazendo no nosso País.

O CMEP, sigla pela qual este ciclo também é conhecido, tem a assinatura da Fade In - Associação de Acção Cultural e conta com os apoios do Município, Teatro José Lúcio da Silva e RTCP - Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Na edição deste ano, com excepção de uma data em que acontecerá na Black Box, todas as apresentações vão ter lugar no CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, que, pela sua arquitectura, acústica, localização e equipa técnica, se tornou no palco eleito de muitas das atividades mais vanguardistas levadas a cabo pela Fade In.

No figurino do CMEP 2025 mantêm-se os dez concertos, número igual ao das edições passadas, mas os mesmos vão acontecer em cinco datas. Isto quer dizer que cada data terá duas apresentações ao vivo. A primeira sempre às 18h00 e a segunda sempre às 19h00. O preço do bilhete, com excepção na data que vai acontecer na Black Box, que terá acesso gratuito, mantém-se com o valor simbólico de 5 euros.

O tão desejado arranque do CMEP 2025 dar-se-á com a música deliberadamente distópica e desafiante de Druuna Jaguar que nos vem presentear com as composições de “In Transit”, para nós, um dos melhores álbuns que ouvimos em 2024. Jorge Mantas, o mentor do projecto, vem de Évora e é, há muito, uma figura proeminente ligado à música exploratória local, nacional e internacional.

Depois seguir-se-á a prestação de Moura, curiosamente, também oriundos do distrito de Évora, mais propriamente de Mora. O duo é formado por Pedro Moura (guitarra portuguesa) e por Bruna de Moura (violoncelo). Juntos, usam os seus instrumentos e texturas electrónicas para erigir um corpo sonoro fascinante onde a folk se reinventa com um cunho experimental.

Tudo isto para se viver in loco no dia 17 de Maio. O cartaz do CMEP 2025 completa- -se com SAS Orkestra de Rádios e Ricardo Jacinto (28 Junho), Beautify Junkyards e Polido (26 Julho), Lantana e Sonic Figures Project (27 Setembro), Clothilde e B-A-Bás (15 Novembro).