Opinião
Tesla contra Tesla
As vendas têm aumentado rapidamente, mas precisam de aumentar sete vezes mais para alcançar a Toyota.
Apesar de ter acelerado de forma avassaladora, crescendo mais de 700% em 2020, há quem refira que o valor de mercado da Tesla (superior aos oito construtores seguintes em conjunto) está longe do seu potencial.
É um erro julgar a empresa pelos padrões das outras empresas automóveis, uma vez que a Tesla é uma empresa de tecnologia destinada a “disrupcionar” não apenas a fabricação de automóveis, mas também o transporte pessoal, o sector da energia (graças à sua tecnologia de bateria e energia solar), a robótica, a área da saúde e muito mais.
A sua avaliação é justificada pelo seu potencial para dominar o futuro da mobilidade.
As margens operacionais foram próximas de 7% nos primeiros nove meses de 2020, maiores do que as de qualquer grande rival (algo que os arautos da bolha da Tesla parecem esquecer).
O seu mercado está a explodir, os veículos elétricos representam agora cerca de 3% de todas as vendas de automóveis, dos quais a Tesla responde por um quinto.
À medida que os regulamentos ficam mais rígidos, os segmentos de pessoas que se preocupam com o clima aumentam – até 2030 um terço de todos os carros vendidos no mundo será elétrico.
O "inferno da produção" da Tesla ficou no passado. A empresa quase atingiu uma meta de entrega pré-pandémica de 500 mil carros em 2020 e rapidamente ergueu uma nova fábrica na China - que em 18 de janeiro entregou o seu primeiro modelo.
Outra fábrica estará em breve operacional na Alemanha e o mesmo acontecerá com uma nova fábrica de baterias no Texas.
Simultaneamente, a empresa lidera a corrida da condução autónoma e dos modelos de IA subjacentes, bem como a capacidade de reciclar baterias e de criar outras tecnologias inovadoras.
A capacidade da empresa para a inovação rápida permitirá que mantenha uma liderança tecnológica inatacável sobre os construtores estabelecidos.
Tal como aconteceu em outras áreas da tecnologia, como a Apple, os produtos da Tesla irão definir a categoria. Mas há quem afirme exatamente o contrário.
Construir uma marca rapidamente e tornar os carros elétricos uma moda é uma verdadeira conquista, mas as receitas da Tesla vêm da venda de carros.
As vendas têm aumentado rapidamente, mas precisam de aumentar sete vezes mais para alcançar a Toyota.
Simultaneamente, a competição está a crescer.
As grandes empresas demoraram muito na eletrificação por um motivo – as baterias eram caras e os carros elétricos considerados produtos de nicho.
Mas os preços caíram, as regulamentações ficaram mais rígidas e os compradores querem veículos elétricos (pelo que os grandes construtores estão finalmente a entregá-los).
Simultaneamente, a promessa de carros autónomos parece ainda distante, abatendo uma das vantagens da empresa. Sendo assim, muitos consideram que o único caminho possível para o valor da empresa é o descendente.
Cabe ao leitor perceber qual Tesla vencerá.
Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990