Opinião

Tesla contra Tesla

31 jan 2021 15:05

As vendas têm aumentado rapidamente, mas precisam de aumentar sete vezes mais para alcançar a Toyota.

Apesar de ter acelerado de forma avassaladora, crescendo mais de 700% em 2020, há quem refira que o valor de mercado da Tesla (superior aos oito construtores seguintes em conjunto) está longe do seu potencial.

É um erro julgar a empresa pelos padrões das outras empresas automóveis, uma vez que a Tesla é uma empresa de tecnologia destinada a “disrupcionar” não apenas a fabricação de automóveis, mas também o transporte pessoal, o sector da energia (graças à sua tecnologia de bateria e energia solar), a robótica, a área da saúde e muito mais.

A sua avaliação é justificada pelo seu potencial para dominar o futuro da mobilidade.

As margens operacionais foram próximas de 7% nos primeiros nove meses de 2020, maiores do que as de qualquer grande rival (algo que os arautos da bolha da Tesla parecem esquecer).

O seu mercado está a explodir, os veículos elétricos representam agora cerca de 3% de todas as vendas de automóveis, dos quais a Tesla responde por um quinto.

À medida que os regulamentos ficam mais rígidos, os segmentos de pessoas que se preocupam com o clima aumentam – até 2030 um terço de todos os carros vendidos no mundo será elétrico.

O "inferno da produção" da Tesla ficou no passado. A empresa quase atingiu uma meta de entrega pré-pandémica de 500 mil carros em 2020 e rapidamente ergueu uma nova fábrica na China - que em 18 de janeiro entregou o seu primeiro modelo.

Outra fábrica estará em breve operacional na Alemanha e o mesmo acontecerá com uma nova fábrica de baterias no Texas.

Simultaneamente, a empresa lidera a corrida da condução autónoma e dos modelos de IA subjacentes, bem como a capacidade de reciclar baterias e de criar outras tecnologias inovadoras.

A capacidade da empresa para a inovação rápida permitirá que mantenha uma liderança tecnológica inatacável sobre os construtores estabelecidos.

Tal como aconteceu em outras áreas da tecnologia, como a Apple, os produtos da Tesla irão definir a categoria. Mas há quem afirme exatamente o contrário.

Construir uma marca rapidamente e tornar os carros elétricos uma moda é uma verdadeira conquista, mas as receitas da Tesla vêm da venda de carros.

As vendas têm aumentado rapidamente, mas precisam de aumentar sete vezes mais para alcançar a Toyota.

Simultaneamente, a competição está a crescer.

As grandes empresas demoraram muito na eletrificação por um motivo – as baterias eram caras e os carros elétricos considerados produtos de nicho.

Mas os preços caíram, as regulamentações ficaram mais rígidas e os compradores querem veículos elétricos (pelo que os grandes construtores estão finalmente a entregá-los).

Simultaneamente, a promessa de carros autónomos parece ainda distante, abatendo uma das vantagens da empresa. Sendo assim, muitos consideram que o único caminho possível para o valor da empresa é o descendente.

Cabe ao leitor perceber qual Tesla vencerá.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990