Opinião

Souvenir

8 abr 2023 16:26

A troca de mercadorias é simultaneamente uma acção social e política

Quando vou a um sítio de visita, de férias ou trabalho, costumo olhar para as lojas ditas mais turísticas, que oferecem os produtos regionais e as lembranças do lugar. Funcionam como uma espécie de resumo do território. Um sumário da lição de uma tarde ou manhã passada a deambular pelas ruas e estradas de um lugar.

Enquanto designer relaciono-me com e através de objectos. Vejo neles, e tento criar neles uma extensão daquilo que é a minha visão para o mundo. Há uma identidade naquilo que crio, há uma identidade em tudo o que fazemos, umas mais próprias outras mais transferidas, mas somos sempre nós. Em relação aos outros.

Vejo o design de produto enquanto agente da cultura material, contribuindo para a construção do artificial, pela via de mercadorias.

Quando um produto se torna uma mercadoria entra no espaço público e passa a ser para usufruto da sociedade. Ou seja, enquanto objecto de troca, são uma troca social, e como tal tornam-se objectos políticos, que carregam um programa.

A troca de mercadorias é simultaneamente uma acção social e política. Numa primeira abordagem dissocia-se o design enquanto acto de criação e o comércio do produto em si. Retiramos o contexto em que o produto é visto, usado e apresentado para focar numa relação individualista e identitária com o mundo.

Apesar de parecer distante a relação com o comércio e usufruto, e de ser o trabalho de outros a sua venda, é nesta dimensão que o resultado de criação se completa. Torna-se geopolítica quando sai da esfera individual, e atinge uma polis maior, podendo se verificar esta situação por exemplo pela exportação ou pelo turismo.

Nesse sentido sempre vi a loja de Museu e as lojas de souvenirs turísticos como a primeira camada de identidade de um país ou cidade. Há um vínculo com o território, que é formalmente apresentado como uma réplica ou simulacro. Leva-se um pedaço ou algo que diz o nome do sítio.

O souvenir é uma ferramenta de diplomacia e engajamento cultural e geopolítico na relação de uma identidade com as outras.