Opinião

Somos o Património que nos une

21 set 2024 11:25

Fica o conselho para que todos sejam ativos na celebração e salvaguarda do nosso Património, não apenas durante três dias, mas durante todo o ano

Rotas, Redes e Conexões” é o tema das Jornadas Europeias do Património (JEP) numa iniciativa, anual, do Conselho da Europa e da União Europeia que engloba mais de cinquenta países durante os dias 20 a 22 de setembro.

Com o objetivo de sensibilizar a população europeia para a importância da salvaguarda do Património, o tema de 2024 desafia “todos a percorrer essas rotas e a celebrar as redes que nos unem”. Nesse sentido, no caso de Portugal, quase todos os municípios e imensas associações estão a promover e corporizarão iniciativas online e presenciais.

Juntá-las-ão a um programa global coordenado pelo “Património Cultural, I.P.”, enquanto entidade responsável pelas JEP a nível nacional. As consequentes atividades serão gratuitas e acessíveis a todos os cidadãos.

Todos os anos, em setembro, as ações inseridas nas JEP têm como missão sensibilizar a população para a necessidade de valorizar “o Património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras”, num contexto de “mosaico cultural europeu”. Todavia, o trabalho em rede não pode ser pensado apenas para três dias.

É um trabalho que, verdadeiramente, tem de acontecer entre municípios, instituições e cidadãos. Estes últimos não se podem abstrair de tal. Assim, refletindo o tema que é sugerido para o presente ano, fica o conselho para que todos sejam ativos na celebração e salvaguarda do nosso Património, não apenas durante três dias, mas durante todo o ano.

Que estes três dias sejam o mote para a referida meditação e consequente ação. Que sirvam de plataforma para olharmos o Património de outra forma e que este seja o argumento para que as “Rotas, Redes e Conexões” sejam a terraço da valorização das boas práticas, conhecendo o passado, atuando no presente e sensibilizando a atual geração que o futuro do Património começa agora. Somos o Património que nos une.

Texto escrito segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico de 1990