Opinião

Sentir Portugal 

5 mai 2023 16:12

Será assim possível apresentar a todo o Portugal os bons exemplos do nosso Distrito

Na próxima semana o presidente do PSD, Luís Montenegro vai “viver” uma semana no Distrito de Leiria. Percorrerá os seus 16 concelhos, cumprindo a sua promessa de proximidade através da iniciativa designada “Sentir Portugal”, que garante a sua presença em todos os distritos, numa semana por mês.

Desta forma demonstra uma forma diametralmente oposta de fazer política quando comparado com o anterior líder partidário, através do contacto directo com a realidade dos portugueses, da sua vida quotidiana.

Assim, vai ter a oportunidade de perceber a riqueza do Distrito de Leiria, com a sua grande diversidade, registando, com toda a certeza, os seus êxitos, oportunidades e ambições, mas não esquecendo as suas ameaças, fragilidades e legitimas reivindicações.

Será um bom momento para constatar in loco as grandes deficiências que o nosso Distrito apresenta em várias áreas, de responsabilidade directa do Governo central, onde posso destacar a saúde, a educação, a floresta e a mobilidade.

Mas também será importante destacar o grande trabalho que a maior parte dos autarcas tem conseguido, basta recordar a resposta à Covid-19 ou a execução da grande parte das infraestruturas básicas responsáveis pelo nível de qualidade de vida que se pode observar um pouco por todo o território distrital.

Ou seja, esta permanência deve também permitir demonstrar e tornar visível a resistência e a resiliência destas gentes da região de Leiria, onde o sector empresarial tem papel preponderante, inundado de empreendedorismo e iniciativa, pois apesar de muitas vezes esquecidos, nunca desistiram de lutar por um Distrito que se posiciona com um dos mais dinâmicos do País em vários domínios.

Será assim possível apresentar a todo o Portugal os bons exemplos do nosso Distrito, onde podemos incluir o Politécnico de Leiria ou a Agricultura que se reinventou para se tornar uma marca com visibilidade internacional.

Não tenho dúvida de que é com todo este conhecimento adquirido ao longo destas jornadas que Luís Montenegro vai alicerçar a sua alternativa de Governo para Portugal, pois julgo que já serão poucos aqueles que acreditam neste Governo requentado e cansado, palavras do Presidente da República, e onde as confusões não param, como ainda comprovámos na passada semana com o que se passou no Ministério de João Galamba.

Contrariamente a muitos, designadamente os chamados e ditos opinion makers, não tenho dúvida de que este é o caminho, com humildade, paciência e foco naquilo que verdadeiramente importa: @s portugues@s!