Opinião

O melhor do Verão

26 jun 2024 13:58

Portugal escreveu mais uma página bonita na história do Andebol, neste caso do Melhor do Verão, o de Praia

Final de época no indoor é sinal de que o Melhor do Verão está para chegar, e que outro poderia ser senão o Andebol de Praia? Uma vertente jogada na areia em que a competição anda de mão dada com o FairPlay e a Amizade. 

E sendo Leiria o “berço” histórico nacional desta modalidade é com um enorme sorriso que vejo 5 etapas a serem de novo organizadas no Campeonato Regional: o regresso do SIR 1º de Maio, a celebração do aniversário da ASAL, e a continuação do AC Sismaria, Cister Alcobaça e Nazaré Dom Fuas. 

São eventos que envolvem jovens e graúdos desde os 12 aos 50 anos (por vezes) e que promovem o desporto, a alegria, mas além disso, exigem um grande sacrifício e investimento associativo por parte dos clubes para ter tudo preparado para o espetáculo. 

Esse investimento tem sido transportado para outros voos e nos últimos anos temos assistido ao crescimento mais profissional do Andebol de Praia com a criação da Liga Nacional, de seu nome Portugal Beach Handball Tour, e com a saída de vários clubes e atletas a participarem em competições internacionais, como o ebt Finals e a Champions Cup além de outras provas em diversos países da Europa. 

Esta experiência internacional veio colhendo frutos, com títulos e medalhas ganhos por clubes nacionais em diversas participações e sempre com um denominador comum, Leiria tem sido presença assídua nesses eventos com vários atletas a representarem os diversos clubes e até clubes da região. 

O “berço” do Andebol de Praia faz valer a sua qualidade e em anos recentes, a Nazaré que tem organizado e recebido com excelentes resultados as provas tanto nacionais e internacionais, viu no ano passado ambas as Seleções (masc. e fem.) alcançarem o 4º lugar no Europeu, algo nunca conseguido antes, mas já lá vamos. 

O início da nova época do Andebol de Praia é sempre marcado pela prova do ebt Finals, este ano organizada em Lacanau - França que viu a equipa do AD IA Sports da Marinha Grande, sagrar-se vice-campeã em Femininos. Enquanto isso do outro lado do Mundo, na China, as nossas Seleções entravam em campo para fazer história e sempre com Leiria no seu núcleo. 

Portugal escreveu mais uma página bonita na história do Andebol, neste caso do Melhor do Verão, o de Praia. A Seleção Masculina conquistou a Medalha de Bronze numa vitória por 2-0 contra a Alemanha e a Feminina alcançou um excelente 6º lugar estando ambas apuradas para os World Games - Beach Handball. 

Os feitos das nossas Seleções são o reflexo do sacrifício, do investimento, de muitas horas despendidas por todos nós que contribuímos para o Andebol de Praia. 

Neste início de época, e após os resultados obtidos o meu único desejo é que se Respeite a modalidade, os atletas, os clubes e as associações que tantas alegrias trazem às pessoas, tanto a nível local como nacional. 

E agora, que venha o Melhor do Verão cheio de piruetas, aéreos e jogadas espetaculares!