Opinião

Música | Um espectáculo, uma série, um livro e um disco

25 ago 2023 09:58

Novo disco dos australianos King Gizzard & the Lizard Wizard, o 24º álbum da carreira! Incrível a discografia deste grupo de psych-rockers. Agora apresentam-nos um excecional trabalho de… thrash metal

A partir de hoje este espaço terá um novo nome. Para além da música, irei abordar outros temas ligados à arte e cultura. Ainda perguntei ao Chat GPT se “ele” tinha alguma boa ideia de um título para esta crónica, mas o “tipo” não estava lá muito inspirado e sugeriu coisas como “cordas da criatividade” ou “compassos da alma”, não sei se estão a ver o nível? Foi então que me lembrei do programa “Acontece” do saudoso Carlos Pinto Coelho e da sua célebre frase final com que rematava o programa. E assim ficou.

O verão ainda vai em alta rotação e como o tempo livre abunda para muitos de nós, deixo aqui algumas sugestões para passar bons momentos até que o trabalho volte a chamar:

1 – Arranca hoje [24 de Agosto] mais um Extramurallhas, festival que traz a Leiria muitas propostas fora de série dentro das sonoridades mais alternativas. O Teatro José Lúcio da Silva abre as portas ao espetáculo Hands do Not Touch Your Precious Me de Wim Vendekeybus que conjuga dança, música, vídeo, transfiguração e esculturas vivas. Está marcado para as 21 horas e é imperdível.

2 – Na plataforma de streaming Filmin mora uma série completamente fora dos eixos, com pinceladas de Larry Clark, Harmony Korine, Nan Godin e Almodóvar. Berta Prieto, Belém Barenys e Miguel Ãngel criaram a série Autodefensa sobre temas que atormentam a juventude catalã nos dias que correm, com muita cultura woke e junkie à mistura.

3 - Warren Ellis, músico dos Bad Seeds, esteve presente num festival curado por Nick Cave em 1999, que apresentou o último concerto de Nina Simone no Reino Unido. Um espetáculo inesquecível que Warren Ellis relata ao pormenor no livro Nina Simone's Gum, que recomendo vivamente. À venda online nos sites do costume.

4 – PetroDragonic Apocalypse; or, Dawn of Eternal Night: An Annihilation of Planet Earth and the Beginning of Merciless Damnation é o novo disco dos australianos King Gizzard & the Lizard Wizard, o 24º álbum da carreira! Incrível a discografia deste grupo de psych-rockers, que vai a todas: agora apresentam-nos um excecional trabalho de… thrash metal.