Opinião

Música | A música na ronda poética

11 abr 2023 17:19

Sob o tema “Poesia em tempo de guerra”, o festival literário apresenta em espaços emblemáticos do concelho de Leiria muita poesia, música, conversas, apresentação de livros, artes visuais, roteiros literários e iniciativas comunitárias

Leiria irá receber uma vez mais o Festival Ronda Poética, já ali no fim de semana grande do 25 de abril, e começa logo com um espetáculo absolutamente a não perder: Estro/Watts - Poesia da Idade do Rock, no Teatro José Lúcio da Silva, a 20 de abril. Trata-se de um projeto com direção de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado a partir da obra homónima de João de Menezes-Ferreira: uma compilação de poesia ligada ao rock, de onde se destacam autores como Bob Dylan, Patti Smith, Johnny Rotten, Leonard Cohen, David Byrne ou Laurie Anderson. Com música original do Tigerman, prevê-se uma tempestade de poesia com o rock a fazer faísca ali para os lados da Heróis de Angola.

Depois, e olhando para o excelente programa da Ronda, chega-nos mais música à volta da poesia na sexta-feira, dia 21 de abril, com Ruído Vário, o projeto que junta em palco Ana Deus (mítica voz dos Ban e Três Tristes Tigres) e o músico e poeta Luca Argel para darem voz e som a textos de Fernando Pessoa – espetáculo a acontecer no M|I|M|O – Museu da Imagem e do Movimento às 23 horas. A coisa promete.

No sábado, dia 22 de abril, o Teatro Miguel Franco abre as suas portas a um recital de canto e piano com João Paulo Esteves da Silva e Nazaré da Silva, ou seja, pai e filha para uma sessão onde não faltarão composições originais, poesia e música improvisada.

No dia seguinte, domingo, dia 23 de abril, o pianista Artur Pizarro sobe ao palco do Teatro Miguel Franco com um repertório surpreendente, composto inteiramente por peças realizadas só para a mão esquerda. Ver e ouvir para crer.

Os destaques musicais desta Ronda Poética terminam em grande no dia 25 de abril com o concerto de Sérgio Godinho, no Teatro José Lúcio da Silva, às 17:30. Celebrar a Liberdade com um dos mais geniais escritores de canções da música popular portuguesa – e todos bem conhecemos o seu papel nesta história toda – é um privilégio para quem possa e consiga arranjar bilhete.

Sob o tema “Poesia em tempo de guerra”, o festival literário apresenta em espaços emblemáticos do concelho de Leiria muita poesia, música, conversas, apresentação de livros, artes visuais, roteiros literários e iniciativas comunitárias – é ver tudo o que se passa em https:// rondapoetica.cm-leiria.pt e rondar por aí.