Opinião

Música | 40 anos de MTV

18 set 2021 20:00

Passados estes anos, o canal transformou-se numa plataforma de reality shows, alguns deles impróprios para consumo

No passado domingo realizou-se, em Nova Iorque, mais uma gala dos prémios MTV e dei conta que aproveitaram para celebrar os 40 anos daquele canal de televisão, nascido em 1981.

Na altura o estrondo foi grande e terá sido um dos primeiros canais a apostar na emissão permanente de telediscos, transformando-se assim numa rampa de lançamento para muitos artistas à escala global.

Ao contrário de muita boa gente da minha geração, nunca fui um grande fã da MTV, apesar de ter visto alguns programas como o 120 Minutes, Unplugged ou o Alternative Nation, acho que era assim que se chamavam e, confesso, já nem sei bem onde é que passavam, talvez na RTP 2.

Passados estes anos, o canal transformou-se numa plataforma de reality shows, alguns deles impróprios para consumo, mas consumidos por muita gente nova que assiste a coisas medonhas como a série Shore.

Os telediscos foram relegados para o fundo da grelha e no que toca a música, o único momento relevante talvez seja mesmo a cerimónia anual da entrega de prémios, que continua a ter algum impacto. Prémios esses que este ano foram para artistas como Lil Nas X, Justin Bieber, Olivia Rodrigo, Foo Fighters, BTS, Billie Eilish, John Mayer, Machine Gun Kelly ft. Blackbear, entre outros.

Para celebrar o aniversário, estiveram presentes duas estrelas da velha guarda da MTV: Madonna e Cindy Lauper.

Agora, com o Youtube e as outras redes sociais, a coisa mudou de figura: se queremos ver o novo videoclip do nosso artista favorito, não precisamos de nos preocupar, que ele vem ter connosco, basta ligar o telemóvel. Mas que a MTV marcou, marcou, principalmente com as estreias mundiais de telediscos – os Nirvana que contem a sua vida depois da estreia na MTV do teledisco Smells Like Teen Spirit

Bom, vou ali ver quem são estes BTS que ganharam um prémio qualquer…até breve!