Opinião
Descentralização ou municipalização?
Daí que a questão central é se este processo trata de descentralização ou apenas da municipalização de algumas funções até agora exercidas pelo governo.
Há vários anos e diversos governos que se vem reclamando um verdadeiro processo de descentralização de competências, que possa envolver os diversos níveis de decisão: estado central, através dos diversos ministérios, as comunidades intermunicipais, as câmaras municipais e as juntas de freguesia.
Foi por isso com elevada expectativa que se esperava pela conclusão do processo de negociação que envolveu diversas entidades, designadamente governo e ANMP, ainda para mais suportado num acordo político de princípio entre o PS e o PSD.
Dito isto, fui daqueles que sempre entenderam que este processo seria curto e, como quase sempre, defende em primeiro lugar os interesses do governo, transferindo competências que assumem a natureza de despesa corrente, significando muito pouco de estrutural e estruturante, e por isso com ganhos marginais de verdadeira autonomia.
Daí que a questão central é se este processo trata de descentralização ou apenas da municipalização de algumas funções até agora exercidas pelo governo, sem, contudo, ser do conhecimento dos interess
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.