Opinião

De memória

30 abr 2023 10:17

Durante as décadas seguintes todos os apoios do Estado ao Teatro, em Leiria, foram pontuais. Até este ano.

Algures entre o final da década de 70 do século passado e o início da nova década de 80 o Governo define como prioridade para os apoios, hoje chamados “sustentados”, do Estado à atividade dos grupos de Teatro, duas linhas de intervenção alicerçadas numa necessidade evidente de difundir, incrementar e sustentar o Teatro junto dos jovens públicos e simultaneamente de o basear localmente alimentando territórios fora da Grande Lisboa, num modelo muito próximo daquilo que continua a ser o bem sucedido, malgré tout, exemplo francês dos Centros Culturais. 

Estávamos portanto nisto, algures entre Sedas Nunes - Maria de Lurdes Pintasilgo e Lucas Pires - Sá Carneiro, quando a primeira companhia de teatro de Leiria recebeu apoio sustentado, foi o Teatro da Columbina, um grupo para a Infância e Juventude. Pouquíssimo tempo depois foi apoiado o TELA - Teatro Experimental de Leiria.

O Teatro da Columbina manteve o apoio até meados da década e a atividade até ao final num ato de empenho e coragem sem paralelo entre nós, o mesmo empenho e a mesma coragem que só terá continuidade pela mão do Nariz - Teatro de Grupo e, de outro modo, o TeAto. Ou, muitos anos depois, o Leirena Teatro Companhia de Teatro de Leiria durante a sua primeira década. 

O Teatro da Columbina terminará o seu percurso no final dos anos 80, com a queima simbólica de parte do seu espólio no espaço fronteiro à Câmara Municipal. 

O TELA - Teatro Experimental de Leiria é apoiado até aos finais da década e acaba quando as condições financeiras que lhe possibilitavam a existência se alteram.

Durante as décadas seguintes todos os apoios do Estado ao Teatro, em Leiria, foram pontuais. Até este ano.

Conto-vos esta história de memória, sem recurso a nenhum suporte, sujeita portanto a omissões e falhas cronológicas. No essencial no entanto, tenho a certeza, está correta.

Era bom que alguém, suportando-se noutras memórias e, com sorte, em alguma documentação ainda existente a contasse como deve ser.