Opinião

A revolta dos Machos

12 abr 2024 17:27

O livro apresentado por Pedro Passos Coelho é uma espécie de manifesto do macho luso católico

Mulheres, sentem os vossos direitos sob ameaça? Espero que sintam porque é sob ameaça que estão. A direita bolorenta e bafienta está definitivamente fora do armário, está na moda, e desta vez vem para tornar “as famílias Portuguesas tradicionais novamente”. O que, claro, é também um ataque frontal aos direitos, liberdades e garantias de todas as pessoas que são felizes a amar quem a direita não concorde que é adequado amar.

Diretamente das primeiras filas da missa e mão no peito católico, estes homens desdizem tudo aquilo que se diz que Jesus disse. Aliás, as coisas que estas pessoas dizem e fazem a outras pessoas que só querem ser felizes e realizadas, fariam Jesus corar de vergonha. A Igreja claro, não está isenta de culpas porque se por um lado o Papa Francisco tem um discurso muito progressista e assente no amor ao próximo, seja ele quem for e ame quem amar, a hierarquia da Igreja não segue o que o Papa prega, antes protege e fomenta estes sentimentos perigosos da direita radical conservadora.

Claro que isto não é de agora, este é um sentimento que estas pessoas já têm há muitos anos mas a generalidade da sociedade caminhava para lhes dar cada vez menos ouvidos e os deixar a falar sozinhos. Infelizmente, vivemos tempos de radicalização e polarização de ideias.

O aparecimento do Chega, associado ao total colapso da imprensa, expôs o eleitorado moderado de direita a muita informação falsa ou informação escolhida que o foi gradualmente radicalizando. Em muitos países este fenómeno já aconteceu nos últimos anos (e é algo que é comum na história) e está muito bem documentado. Nos Estados Unidos aconteceu precisamente o mesmo nos últimos 20 anos. É o que continua a suportar Donald Trump, por exemplo.

O livro apresentado por Pedro Passos Coelho é uma espécie de manifesto do macho luso católico e sei que boa parte das pessoas que eu conheço que são militantes ou simpatizantes do PSD não concordam com este radicalismo e tentativa de colocar a mulher a cozer meias na cozinha.

Para os machos desta direita suja e rasteira, que coincidentemente noutros assuntos dizem querer defender Portugal acima de tudo, deixo-vos o artigo 13º da Lei mais importante do nosso país:

Artigo 13.º - (Princípio da igualdade)

       1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

       2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.