Abertura
Politécnico de Leiria vale 129 milhões de euros
Impacto de um dos maiores politécnicos portugueses na economia local
De acordo com um estudo do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), relativo a 2017 e divulgado em Abril deste ano, o impacto económico do Politécnico de Leiria é o maior entre 12 destes estabelecimentos de ensino superior, a nível nacional.
No período estudado, a instituição contribuiu com 129 milhões de euros na economia local, Num estudo semelhante encomendado pelo CCISP, em 2014, o impacto directo era de 101.008 milhões de euros. No documento, o Politécnico aparece à frente, na maioria dos indicadores, nas áreas analisadas que envolveram os três pólos de Leiria, Peniche e Caldas da Rainha.
O estudo refere que, em média, nos politécnicos analisados, por cada euro investido pelo Estado, há um retorno de três euros na economia local, mas o Politécnico de Leiria tem impacto de 4,7 euros. O orçamento atribuído em 2017 foi de 44.676 milhões. Para este estudo, foram contabilizadas as despesas realizadas por estudantes, professores e pessoal não docente, surgimento de novas empresas e número de empregos gerados. No extremo da tabela, e para comparação, está o Instituto Politécnico de Portalegre, que tem um impacto económico gerador de riqueza anual de apenas 27 milhões de euros.