Entrevista

Marco Daniel Duarte: “Fátima é um mostruário do melhor que se fez em cada época do ponto de vista artístico”

8 fev 2024 09:58

O historiador de arte argumenta a favor da candidatura do Santuário a Património da Humanidade (Fotografia de Ricardo Graça)

O historiador de arte argumenta a favor da candidatura do Santuário a Património da Humanidade (Fotografia de Ricardo Graça)
Ricardo Graça

É autor do livro Fátima e a Criação Artística: o Santuário e a Iconografia, lançado no ano passado, momento em que, durante a apresentação, o historiador Vítor Serrão defendeu a candidatura do Santuário a Património da Humanidade da Unesco por acolher o melhor da produção artística em Portugal.

O livro de Marco Daniel Duarte baseia-se na sua tese de doutoramento pela Universidade de Coimbra. Marco Daniel Duarte é director do Museu do Santuário de Fátima e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, além de director do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Tem investigado e estudado no âmbito da iconografia e iconologia em áreas sobretudo ligadas à arte sacra antiga e contemporânea.

A investigação de doutoramento que publicou procura demonstrar que os melhores artistas trabalharam em Fátima, ou estão representados, têm obra, em Fátima.
Quando inicio este trabalho sobre a arte em Fátima, vou à procura de perceber como é que um lugar com esta magnitude e com esta escala a nível nacional mas também internacional se foi apetrechando ao longo do tempo e cresce a partir de uma construção que é completamente vernacular, não é trabalhada por nenhum gabinete de arquitectura, a Capelinha das Aparições, e em menos de um século é um dos lugares mais importantes do catolicismo a nível internacional e um mostruário cabal do melhor que se fez em cada época histórica do ponto de vista artístico. Há aqui três grandes fases, quatro talvez, de estéticas e de movimentos estéticos. Uma primeira fase relaciona-se com aquilo que eram os arquétipos da arquitectura, que já estavam ultrapassados para a época, mas que a Igreja Católica ainda preconizava, portanto, estamos já nas primeiras décadas do XX mas a fazer obras de arte segundo a estética do século XIX, e o exemplo máximo disso é a basílica antiga, numa linguagem revivalista. Depois, o Santuário de Fátima acerta o passo com a estética do momento, a partir dos melhores autores que trabalhavam em Portugal, desde logo, Cottinelli Telmo, que é o grande responsável por esta praça, este recinto de oração, que é claramente uma das praças mais bem traçadas do ponto de vista do urbanismo e do urbanismo ao serviço das massas, e com ele estão também presentes no Santuário de Fátima alguns dos artistas do Estado Novo que são grandes académicos. Nomeadamente, António Lino, que faz esta grande colunata que abraça os peregrinos quando aqui chegam, e uma série de estatuários que nessa altura pontificam, alguns mais conservadores e outros de linguagem mais moderna. Estamos a falar de Álvaro de Brée, Leopoldo de Almeida, Barata Feyo e António Duarte.

E depois há uma terceira fase.
Que é a fase dos anos 80, quando Fátima vai procurar um escol de artistas, improvável, na verdade, que vem trabalhar numa lógica de modernização daquilo que é este espaço.

Quem são eles?
Digo improváveis porque têm carreiras com larga dimensão quer nacional quer internacional e estão na vanguarda daquilo que é feito quer na pintura quer na escultura e por aí fora. Por exemplo, Júlio Resende, Lagoa Henriques, Rolando Sá Nogueira, Clara Menéres, Irene Vilar, Zulmiro de Carvalho, muitos deles ligados às artes da figuração mas outros a artes mais abstractas, que, a priori, não estaríamos à espera de os encontrar num espaço religioso tido como mais conservador, mas há de facto essa abertura às artes, que na verdade, não é apenas dos anos 80, vinha sendo desde o início. As novas construções minimalistas aparecem já com José Carlos Loureiro para o alpendre da Capelinha das Aparições, que é também dos anos 80, mas que abre depois uma longa estrada que vem a dar frutos na nova Basílica da Santíssima Trindade. E essa arquitectura podemos considerar então a quarta fase, ligada às linhas minimalistas típicas do século XXI.

Há uma preocupação dos gestores do Santuário, desde muito cedo, com a qualidade da arte que existe em Fátima?
Claramente. Aliás, se quisermos, essa ligação, esse casamento entre a arte e a Igreja é um casamento muito frutífero ao longo de toda a história do cristianismo. E Fátima não é excepção. Pelo contrário, é uma confirmação muito veemente dessa regra que une a linguagem do cristianismo (de sinal católico, aqui) com a linguagem da arte. Desde a primeira hora, desde logo a década de 20, há um investimento muito grande em obras de arte.

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