Entrevista

José Almeida Lopes: “Temos muitas associações de bombeiros no País em situação de insolvência”

6 jun 2024 08:00

Presidente da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Leiria, que comemora 40 anos, o eterno comandante promete que este será o último cargo

José Almeida Lopes
Ricardo Graça

A Liga dos Bombeiros considerou “um desrespeito” dizer que não se cria um Comando Nacional de Bombeiros porque não estão preparados. Como reage às declarações do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC)?
É um ataque demasiado grave, mau e não foi feito de ânimo leve. Na entrevista destrata os bombeiros de Portugal e provoca-os. Se estivéssemos a lidar com gente com carácter tinha-se demitido. Nos últimos 5/6 anos a vida das associações de bombeiros não tem sido fácil. É demasiado mau o que está a acontecer com os bombeiros.

O que é que está a acontecer?
Os bombeiros de Portugal têm sido alvo de ataques políticos, desde 2005, quando o ministro da Administração Interna [António Costa] entendeu que devia hostilizar os bombeiros e retirar-lhes o papel que tinham na protecção civil. Numa tentativa de substitui-los foram criados vários organismos, como os canarinhos, os sapadores florestais e os GIPS da GNR. Aliás, neste momento, por lei, os bombeiros nem têm competências no combate aos fogos rurais. Está-lhes atribuída só a defesa do interface urbano rural. No entanto, quem aparece a combater os incêndios rurais são os bombeiros. Ao longo dos anos, os bombeiros começaram a ser a fonte que guarnecia de recursos humanos os diversos organismos do Estado. Até 92% da estrutura de direcção e o comando da ANEPC são oriundos dos bombeiros. Tudo isto provocou uma sangria muito grande nos corpos de bombeiros, que estão sub-financiados pelo Estado e não têm fontes de receita para competir com os ordenados pagos pelos organismos do Estado. Isto tem sido muito complicado e tem provocado uma situação gravíssima a nível de voluntariado, que também advém do facto de não haver regalias palpáveis para atrair voluntariado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ