Entrevista

João Santos: “A restauração evoluiu de uma forma, em que os preços perderam o controlo”

9 jan 2025 12:02

O administrador do Rei dos Frangos recorda o percurso da empresa e adianta novos projectos, com mais lojas e mais produção

.
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Lançou recentemente o livro Sangue, Suor e Gestão. Em que pontos se cruza a história dessa empresa familiar com a história do Rei dos Frangos?
O livro Sangue, Suor e Gestão nasce em parte da minha experiência e do meu dia-a-dia, mas também é muito inspirado em histórias e experiências que “recebi” de outros gestores de empresas familiares. Gerir uma empresa familiar tem particularidades emocionais que por vezes se sobrepõem à componente profissional na gestão e é importante estudar e explicar como podemos tirar partido dessa componente emocional e como podemos manter o profissionalismo. Quis explorar esses temas e apresentar algumas ideias e soluções.

A história do Rei dos Frangos começa em 1989, com a abertura da primeira churrasqueira na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, em Leiria, por iniciativa do seu pai e da sua mãe, João e Anabela Santos. Mas já existia alguma experiência da família neste sector?
Já. Tudo começou com a churrasqueira que era do meu avô paterno, nas Caldas da Rainha. Até comprámos todas as lojas que antes eram João dos Frangos. Agora são Rei dos Frangos. Chegou a ter frango no espeto, depois evoluiu para o frango assado no carvão.

O negócio correu de feição e pouco depois, em 1991, começa a expandir-se uma cadeia de lojas. Actualmente quantas são?
Neste momento, temos 20 take away e quatro restaurantes. Todas as lojas localizadas entre Coimbra e Montijo.

O objectivo é abrir só em Portugal?
Nós já nos internacionalizamos através da Frangus, enquanto lógica de exportação. Temos uma marca de produtos congelados que exportamos muito. Temos um produto estrela, que mais ninguém tem, que é o frango na brasa ultracongelado. Já é um negócio muito interessante,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ