Entrevista

João Morais: “A urgência está a matar o hospital. Os seus problemas minam a instituição”

4 jul 2024 12:08

Após mais de quatro décadas ligado ao SNS, o cardiologista aposentou-se, mas deixou uma marca no Serviço de Cardiologia do hospital de Leiria, que hoje assegura “mais de 95%” dos tratamentos nesta área

Maria Anabela Silva

Com que sentimento deixa o SNS e o hospital de Leiria?
É um misto de emoções. Saio com o sentimento de dever cumprido. Sou um homem do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Faço clínica privada, mas nasci no SNS, que ajudei a construir. Quando cheguei a Leiria, o Serviço de Cardiologia era residual. Tinha apenas um médico, que se aposentou pouco depois de eu entrar. Ficámos dois, eu e um colega que veio comigo. Hoje, deixo um serviço com 15 médicos e seis internos de especialidade e que faz mais de 95% do que é necessário em cardiologia. Há coisas que não se fazem, nem nunca se farão, como a cirurgia cardíaca, que apenas existe em Lisboa, Porto e Coimbra. Também ainda não se fazem alguns tratamentos mais diferenciados nas áreas da doença valvular e das arritmias. Talvez possa vir a acontecer dentro de dois ou três anos.

Preparou a aposentação?
Não. Sabia que ela tinha de acontecer quando atingisse os 70 anos. Encaro a saída com total naturalidade. Tenho muita coisa para fazer. O tédio não me preocupa. Nos últimos 30 anos, dividi a minha vida entre a actividade assistencial e não assistencial, esta última, nas áreas da gestão e da investigação. Ocupei vários cargos nacionais e internacionais, sempre com grandes desafios científicos. Escrevi e publiquei muita coisa, coordenei grupos, participei em ensaios clínicos e criei um centro de investigação no hospital. Tenciono aumentar esta competente da minha vida e manterei a actividade no privado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ