Um ano de ULS, o que é que está a falhar?
Há coisas que já deviam ter acontecido e ainda não aconteceram. Na minha visão, partilhada também com a directora clínica dos cuidados de saúde hospitalares, Catarina Faria, já queríamos estar com uma maior integração. Tivemos a primeira reunião da comissão de integração dos cuidados, que integra elementos hospitalares e elementos dos cuidados de saúde primários, apenas hoje [10/12/2024], porque só agora o regulamento interno está finalizado.
Essa comissão já estava prevista?
É normal haver nas ULS comissões de integração de cuidados. Nesta reunião falámos de coisas muito importantes, como o facto de ainda termos uma completa separação entre os sistemas de informação hospitalar e dos cuidados de saúde primários. Falámos da necessidade de criar números de extensão directa para os vários serviços e unidades dos centros de saúde para a comunicação ser fácil. Outra dificuldade que é uma fonte de insatisfação dos colegas é a questão dos médicos hospitalares não conseguirem prescrever exames nos convencionados. Tem de dizer ao utente para pedir os exames ao seu médico de família e estão dois médicos a fazer a mesma prescrição e o pobre do utente tem de andar de um lado para o outro.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.