Entrevista

Álvaro Órfão: “Não vou deixar o partido, mesmo que o partido me deixe a mim”

25 nov 2022 09:24

O antigo presidente da Câmara da Marinha Grande lamenta que muitos dos seus projectos não tenham tido continuidade

Álvaro Órfão
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

A Câmara da Marinha Grande é liderada pela primeira vez por um movimento independente. Que avaliação faz da governação do +MPM?
Ainda não se pode fazer uma avaliação objectiva, porque este executivo tem um ano. Segundo a opinião que o presidente deu há pouco tempo em entrevista, tem tentado reestruturar a Câmara da Marinha Grande, a sua orgânica. Agora depende dele. Ele é que sabe o quer e não tenho de comentar. De qualquer maneira, precisava de sentir um bocadinho mais o calor das decisões relativamente ao que é a nossa identidade. Hoje está a decorrer a Conferência Internacional do Vidro. O Ano Internacional do Vidro não terá tido a força que eu penso que se podia ter dado, podia ter sido um bocadinho mais aprofundado, nomeadamente com o recuperar de algumas relações que nós tivemos há 17 anos, quando saí da câmara. Perderam-se algumas relações e conhecimentos. Mesmo assim, penso que se fez alguma coisa de útil e de positivo.

Esta mudança traduz de alguma forma o enfraquecimento dos partidos políticos...
No meu entender, os partidos políticos é que dão nascimento aos movimentos independentes. Há uma atitude legítima de certas pessoas não gostarem de viver a vida partidária. Penso que com algumas razões, porque nem tudo é bonito na vida dos partidos políticos em Portugal. Portanto, aceito que haja cidadãos que queiram fazer de outra maneira. Penso que a passagem do PS pela câmara, depois de eu ter saído, tem culpas no cartório.

Como olha para a dinâmica do PS no concelho?
Na câmara, a seguir a mim veio o PCP e desses quatro anos de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ